Bambu: astro do paisagismo, construção e sustentabilidade

Post do portal Paisagismo Digital apresenta o bambu com astro do paisagismo, construção e sustentabilidade:

O bambu já é um “astro” em projetos de paisagismo, devido à sua beleza e versatilidade. Hoje, no entanto, já é considerado por muitos como a madeira do futuro.

O bambu é uma planta muito resistente e tudo nela é aproveitado, com a raíz é possível usar como proteção contra erosão, pode-se ultilizar as folhas como um fôrro , a semente pode ser ultilizada como alimento, na fabricação desde papel até tábuas, produzir móveis, peças de artesanato, com a polpa se obtéma celulose e o álcool, é possivel até fazer instrumentos musicais, e também produzir remédios.

A aparente fragilidade do bambu é enganosa, sua resistência surpreende, além do crescimento é rápido, em três anos está pronto para o corte. Se tratado adequadamente, ele apresenta durabilidade superior a 25 anos, equivalente a do eucalipto, por exemplo. Existem tratamentos químicos para remover pragas como brocas e carunchos (cupins não se interessam pelo bambu). Além do autoclave, outro procedimento comum chama-se boucherie, em que a seiva e substituída por um composto formado de cloro, bromo e boro. Submergir as varas em água durante 20 dias também produz bons resultados, afirmam os pesquisadores.

 

Fonte: http://www.paisagismodigital.com/Noticias/default.aspx?id=Bambu:-astro-do-paisagismo,-constru%C3%A7%C3%A3o-e-sustentabilidade&in=242

Tags:
,
Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.