Na construção, sai o aço e entra o bambu

Mais leve e barato, ele se torna emblema de sustentabilidade

Em reconhecimento da versatilidade do bambu, a ilha de Bali na Indonésia, o tornou um emblema da construção sustentável, substituindo edifícios de concreto e aço com alternativas mais verdes.

Um escola inteira, um condomínio de luxo e até uma fábrica de chocolate são as últimas estruturas a se erguerem a partir de esqueletos de bambu. A fábrica, que abriu no ano passado e produz chocolate em pó e manteiga de cacau orgânicos, foi erguida no vilarejo de Sibang Kaja, entre  a capital da ilha, Denpasar, e as florestas de Ubud. Com 2.550 metros quadrados, é provavelmente o maior edifício de bambú do mundo.

“O bambu é imbatível como material de construção sustentável. O que ele pode fazer é impressionante,” diz Ben Ripple, co-fundador da Big Tree Farms, a fábrica de chocolate. “Cresce muito mais rápido que madeira e não destrói a terra na qual cresce. Nossa fábrica pode ser desmontada e mudada de local em dias, e se um dia decidirmos fechá-la, não estaremos prejudicando os campos de arroz no entorno.”

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/na-construcao-sai-o-aco-e-entra-o-bambu/

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.